TEATRO E NARRATIVA ORAL

TRAÇOS DE UMA MESMA LINGUAGEM

Palavras-chave: Linguagem, Cultura, Teatro, Narrativa oral, Performance

Resumo

Este estudo surgiu da provocação proporcionada pela leitura do texto “Do timbó ao timbó ou o que eu não sei, eu invento”, de Devair Fiorotti, em particular, no trecho quando o autor ao se referir à narrativa oral do indígena Taurepang Clemente Flores, seu entrevistado, afirma que “[...] outro aspecto importante na narrativa oral é o caráter performático do narrador” (Fiorotti, 2012, p. 243). Entende-se que o narrador deve explorar ao máximo as suas capacidades de expressão, para que a história narrada alcance várias camadas de compreensão. Ele deve potencializar a sua comunicação com o uso de seu corpo, na execução de diferentes gestos e com o uso de sua voz, associados, às vezes, a outros recursos, que contribuirão para a produção de sentidos. Nesse contexto, acredita-se que há traços de teatralidade no caráter performático em questão, e a narrativa oral, enquanto manifestação cultural muito comum entre os povos tradicionais, e anterior à existência da escrita, pode ser considerada uma expressão cultural que carrega em sua essência elementos ancestrais de uma linguagem que será apropriada pela prática do teatro. Portanto, o repertório expressivo de caráter performático encontrado nas performances de quem narra uma narrativa oral, em uma escala de desenvolvimento atribui sentido à linguagem teatral, pois faz parte da essência comunicativa do ser humano, que sempre explorou corpo e voz em suas práticas sociais de comunicação. À vista disso, este estudo pretende afirmar a correlação existente entre teatro e narrativa oral a partir da performance do narrador. Os autores que contribuirão com este estudo são: Aristóteles (2007); Barros (2009); Benjamin (1987); Chauí (2009); Courtney (2010); Fiorotti (2012); Heidegger (2003); Jobim (1996); Klein (1930); Kowzan (1988); Schechner (2006); Tedesco (2014); Zumthor (2007); entre outros.

Biografia do Autor

Marcelo Perez Maciel, Universidade Federal de Roraima, Brasil.

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR/2021). Licenciando em Teatro (IFF Campos dos Goytacazes/2022). Graduado em Letras/Literatura (UFRR/2012). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (UNINTER/2014). Ator (CAL/1997).

Francisco Alves Gomes, Universidade Federal de Roraima, Brasil

Professor Doutor no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR/PPGL).

Referências

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Publicado
2023-08-20